segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Hipoglicemia em cães

Pompom é uma poodle de meia idade. Foi atendida com alteração no estado mental, letargia, choque, hipotermia, bradicardia, pulso fraco, com sinais de vômito, halitose, perda de peso após a castração e alteração no trato gastro intestinal. Foi realizado tratamento emergencial, pois encontrava-se em uma crise hipoglicêmica.


Os sinais que Pompom apresentou inicialmente foram atribuídos a vários distúrbios, como: hipoadrenocorticismo, pancreatite, tumor no pâncreas, Ingestão de corpo linear, Helicobacter, ausência de alimentação, Gastrite.....

Na ultrasonografia, não foi possível visualizar o pâncreas, e muito menos a glândula adrenal. O que se viu foi estômago apresentando aumento de espessura em sua parede, mucosa irregular e motilidade aumentada. Esses parâmetros sugeriam corpo estranho linear e a possibilidade de uma laparotomia exploratória em um intervalo de 48 horas não foi descartada. Esse aumento da motilidade também poderia provocar uma intussuscepção. Ou seja, a torcida pela recuperação da Pompom foi grande.

Os resultados laboratoriais não fecharam o diagnóstico, mas a hipótese de ser hipoadrenocorticismo não foi descartada. A Pompom passa bem, está sob medicação e recupera-se agora em casa.


Pompom na cama de seus tutores

3 comentários:

  1. Priscila
    Mais uma vez agradeço-te pela atenção, carinho e competência. Que susto essa lindinha nos passou, mas graças a Deus e a voce ela está ótima, um pouco manhosa é claro pois está sendo hiper mimada por todos.
    RECADINHO DA POMPOM PARA VOCE:
    Tia Priscila
    Estou muito bem, tomo os remedios direitinho apesar de não gostar, que Papai do céu te abençoe e ilumine sempre por ter salvo a minha vida e a de outros amiguinhos, obrigada por nos amar.
    Lambeijos
    POMPOM

    ResponderExcluir
  2. Adorei os Lambeijos. Lambeijos pra você também....

    ResponderExcluir
  3. A equipe da República dos animais nosso muito obrigado pelo atendimento em 2011.
    Desejamos a vocês um feliz ANO NOVO.
    Lambeijos de Preta, Pompom e Heros

    ResponderExcluir