sábado, 20 de abril de 2013

Uso inadequado de anticoncepcionais

A utilização INADEQUADA DE ANTICONCEPCIONAIS em cães em gatos tem complicado a vida dos animais.

O anticoncepcional tem a finalidade de evitar gestações indesejáveis. 

Mas o que vem acontecendo é a administração desse produto por pessoas despreparadas nos animais, chegando a utiliza-lo quando a fêmea já está no cio, gestante e até em animais machos. Isso compromete a vida dos animais.

O uso inadequado pode resultar em aumento do peso, hiperplasia ou neoplasia mamária, infecções uterinas, abortos, parto complicado e vários tipos de alterações hormonais.

A melhor opção é a castração. A castração da fêmea antes dela entrar no primeiro cio reduz consideravelmente a chance dela ter tumor de mama, além de evitar crias indesejadas.

A Shena foi vítima da injeção anticoncepcional quando já estava no cio. Ela estava com o útero cheio de pus e com o ovário enorme, do tamanho de um limão.  Vejam:

O melhor tratamento é a cirurgia, para remover os ovários e o útero, é uma cirurgia de urgência, e os riscos envolvidos nesse procedimento são maiores do que se ela estivesse saudável.

Shena teve um final feliz, a cirurgia correu bem e seu tutor multiplicará essa informação que o fez sofrer com a situação ocorrida.




Bibliografia
Uso de anticoncepcional em cadelas: problema ou solução? http://www.eventosufrpe.com.br/jepex2009/cd/resumos/R1262-2.pdf
Perfil clínico e laboratorial de gatas com piometra antes e após ovário-histerectomia
MACERAÇÃO FETAL EM GATA EM DECORRÊNCIA DO USO DE CONTRACEPTIVOS – RELATO DE CASO


Um comentário:

  1. Graças a Deus correu tudo bem.
    Toda felicidade do mundo para essa fofura!

    ResponderExcluir